Veterinários do parque SeaWorld na Flórida criaram uma prótese ortopédica para cuidar de uma baleia com escoliose. A curvatura na espinha impede o animal, uma baleia-piloto, de nadar normalmente. Esta seria a primeira vez que uma prótese ortopédica seria usada em uma baleia grande, segundo o parque.
A baleia, chamada de "300", usa o artefato durante sessões diárias de fisioterapia. A ideia é que a prótese ajude a endireitar sua espinha para que ela possa usar a cauda. Ainda é cedo para saber se a iniciativa funcionará e se a baleia poderá voltar a nadar normalmente, segundo um dos dirigentes da equipe de resgate animal do SeaWorld Orlando.
A baleia foi uma das mais de 20 que encalharam na costa da Flórida no início de maio. Apenas duas delas foram consideradas saudáveis o suficiente para voltarem para o mar poucos dias depois. Em 10 de maio, as cinco sobreviventes foram levadas para um centro de recuperação para receber maiores cuidados, mas três delas não resistiram.
As baleias fêmeas foram apelidadas de "Fredi" e "300", que desenvolveu a escoliose durante o tratamento. Ambas foram consideradas frágeis demais para serem soltas de volta ao mar.
Postar um comentário