sábado, 15 de outubro de 2011

Tudo Sobre Dragão Marinho


O dragão marinho pertence a mesma família que o cavalo marinho, sendo os dois um pouco semelhantes.
Este exuberante peixe que apenas existe nos mares do sul da Austrália assemelha-se a uma alga, devido aos numerosos e ramificados apêndices em forma de folha que possui ao longo do corpo. Nada de forma ondulante em águas superficiais, junto a bancos de algas, tais como o kelp e os sargaços. É um mestre da camuflagem, característica que lhe permite caçar por emboscada, permanece quieto até que uma presa passe ao seu alcance e, de súbito, com um movimento rápido da cabeça suga-a da coluna de água. Estes animais de grande beleza são muito sensíveis e estão sujeitos à poluição e à captura excessiva. São, por isto, protegidos por lei na Austrália.

Existem 2 espécies de dragão-marinho, o dragão-marinho Phycodurus eques e o dragão-marinho comum Phyllopteryx taeniolatus.

               Dragão marinho comum Phyllopteryx taeniolatus 
  
                      Dragão marinho folhado Phycodurus eques

No período reprodutivo, os machos e fêmeas emparelham-se. A fêmea desenvolve cerca de 300 ovos alaranjados em sua cavidade abdominal mais baixa. A metade final da cauda do macho começa a formar pequenos "copos de ovos" na cauda, os quais armazenarão os ovos que a fêmea irá transferir para o macho e conseqüentemente serão fertilizados.
O macho carrega os ovos por um período de incubação de aproximadamente 4 semanas. Ao nascerem, os dragões-marinhos medem aproximadamente 20mm e possuem um colorido diferente dos adultos. Os jovens são predados por peixes, crustáceos e anêmonas do mar; vivendo em lugares diferentes dos adultos.

Possuem crescimento rápido, alcançando 20cm após um ano e tornando-se sexualmente maduros após aproximadamente dois anos.
Em ambiente natural não é conhecida sua média de vida, e em cativeiro vivem aproximadamente de 5 a 7 anos.
1 comentários:
Anônimo disse...

caralhu qq loko

Postar um comentário