segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Espécie em perigo de extinção AYE-AYE


O aye-aye Madagascariensis daubentonia é um lemure , primata nativo de Madagascar , possui dentes iguais a um roedor e um dedo médio fino especial para que funciona como uma pinça . É noturno e se caracteriza por seu método incomum de encontrar comida, rói buracos na madeira e insere seu dedo médio estreito para puxar as larvas para fora. A única outra espécie animal conhecida para encontrar comida, desta forma é o gambá listrado .Do ponto de vista ecológico o aye-aye preenche o nicho de um pica-pau, como é capaz de penetrar a madeira para extrair os invertebrados dentro.




Este animal esta em perigo crítico, menos de 2500 animais nos últimos levantamentos efectuados.
Pouco conhecidos os hábitos de procriação destes animais, pensa-se que as fêmeas atingirão a maturidade sexual após os 3 anos, e que depois terão uma cria a cada dois anos, até cerca dos quinze anos, altura em que não voltará a reproduzir-se. O tempo de gestação é de 170/172 dias
Os Aye-Ayes atingem em adultos cerca de 45 cm de altura, mas o seu rabo chega a ser maior que o próprio corpo e medir mais de 50 cm, estes animais podem atingir os 5 kg de peso. Em liberdade está estimada em cerca de 20 anos, embora em cativeiro já tenham sido atingidos os 23 anos.

Curiosidade:
Devido à superstição nativa de Madasgascar e uma lenda antiga da Malasia , esse animal esta sendo morto poque os nativos dizem  que o Aye-aye é um símbolo da morte.
0 comentários:

Postar um comentário