sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conheça o Gavial


Quando falamos em gavial, muitas pessoas não sabem dizer ao certo de qual animal se trata. Normalmente costumam associar a uma ave e não a um réptil como de fato é.
Os gaviais são os crocodilianos mais excêntricos, pois eles tem o mais afinado fucinho do sub-grupo e pela presença de uma protuberância na extremidade do focinho, o que o diferencia dos outros crocodilianos. Habita os rios da Índia, Paquistão, Myanmar e do Bangladesh.

Essa espécie é considerada uma das mais ameaçadas de extinção atualmente.

Ele possui tipicamente um focinho alongado e fino com muitos dentes, lembrando um peixe-espada, sendo assim um especialista em caçar peixes.
Sua alimentação é baseada principalmente em peixes, mas também fazem parte de sua dieta insetos e mamíferos. Assim como todos os crocodilianos, o gavial cresce conforme a alimentação, podendo ultrapassar 5 metros de comprimento.

Quanto à reprodução, como a maturidade sexual depende do tamanho, a fêmea do falso-gavial só estará pronta para se reproduzir quando atingir cerca de 2,5 de comprimento. Ela desova de 20 a 60 ovos que ficam incubados por 90 dias, dos quais irão nascer filhotes prontos para enfrentar a vida sozinhos. Dentre os crocodilianos, esta é uma das poucas espécies que não possui cuidado parental, assim os filhotes estão muito mais suscetíveis a predadores e poucos chegam à fase adulta.
0 comentários:

Postar um comentário