terça-feira, 13 de dezembro de 2011
'Partícula de Deus'
Nesta terça-feira, cientistas do Cern, o centro de pesquisas nucleares da Europa, farão um anúncio sobre os últimos avanços obtidos na busca pelo Bóson de Higgs, a 'partícula de Deus'. A confirmação é crucial para entender o universo. O Bóson de Higgs é uma partícula teórica que confere massa à matéria. Sem ela, o Modelo Padrão da Física, que explica a estrutura de todas as coisas, não funcionaria. O Higgs nunca foi observado em experimentos.
Saiba mais
ELÉTRON-VOLT (eV)
O elétron-volt (eV) é uma unidade de medida que representa a quantidade de energia que um elétron ganha ao ser acelerado com a ajuda de 1 volt, no vácuo. A massa das partículas pode ser expressa em termos de elétron-volt. A relação se dá pela equação de Albert Einstein em que a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.
Encontrar a 'partícula de Deus' é o principal objetivo do Grande Colisor de Hadrons (LHC, na sigla em inglês), o maior acelerador de partículas do mundo, que custou 10 bilhões de dólares e é controlado pelo CERN. Dois experimentos independentes, chamados Atlas e CMS, procuram pelo Higgs.
O clima no Cern é de empolgação entre os físicos. Informações iniciais indicam que a caçada pela partícula está próxima do fim. Em entrevista ao site de VEJA, o físico brasileiro Rogério Rosenfeld, que trabalha no Cern, disse: "Os resultados importantes sobre o Higgs estão sendo produzidos há um ano e até o fim de 2012 devemos confirmar ou não sua existência".
Postar um comentário