quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Exposição digital mostra a 'beleza' da degradação ambiental

O fotógrafo americano J. Henry Fair reuniu em um site algumas de suas famosas fotos aéreas mostrando a "beleza" causada por devastação do meio ambiente.

Reunidas na exposição digital "Industrial Scars", a poluição é exposta de grande escala, com cores vivas que transformam uma paisagem destruída em um espetáculo de cores e texturas.

O fotógrafo, que é de Nova York, tenta atrair as pessoas para a questão da destruição do meio ambiente através da beleza das imagens. Fair afirma que, inicialmente, fotografou coisas "feias", com a intenção de simplesmente jogar o questionamento sobre estética para as pessoas.

"Com o tempo, comecei a fotografar todas estas coisas de forma a transformá-las em algo simultaneamente belo e assustador", escreveu o fotógrafo no site da mostra digital (www.industrialscars.com/).

O objetivo de Fair é atrair as pessoas com a beleza das imagens para que elas queiram aprender mais sobre o que cada uma mostra.

As imagens mostram rios poluídos retratados como vasos sanguíneos em meio a uma paisagem tomada pelo enxofre, resíduos de herbicidas que invadem a paisagem como uma camada de algas na água e até o vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México.

As fotos também estão no livro The Day After Tomorrow: Images of Our Earth in Crisis, publicado pela powerHouse Books.

Vejam as fotos :




      Um rio poluído aparece como um vaso sanguíneo em meio ao enxofre em Fort McMurray, no Canadá.


     Esta imagem aérea feita no Golfo do México mostra o vazamento da plataforma Deepwater Horizon, que              explodiu em abril de 2010 e causou um dos maiores vazamentos de petróleo da história.


Parecem células, mas é uma usina química perto de Nova Orleans que fabrica substâncias usadas em cosméticos, embalagens plásticas e aditivos para tintas.


J. Henry Fair retrata a poluição nos Estados Unidos com belas imagens aéreas. Acima, as cinzas que sobram de uma usina de energia a carvão na Louisiana.

As cores da imagem acima são devido aos resíduos de bauxita, vindos da produção de alumínio em Darrow, Louisiana.
0 comentários:

Postar um comentário